domingo, 13 de janeiro de 2013

Livro sobre serial killer que estuprou e matou várias crianças no interior de SP está disponível gratuitamente na internet

 


Chocante! Brutal! Aterrorizante. Isso é o mínimo que pode ser dito do livro reportagem O Matador de Crianças, escrito pelo jornalista ituano, Reginaldo Carlota.

Fundamentada em rigorosa pesquisa e numa investigação obsessiva, a obra narra a macabra trajetória do assassino serial Laerte Patrocínio Orpinelli, o “Monstro de Rio Claro”, ou “Andarilho da Morte”, como é mais conhecido.

Entre as décadas de 1970 e final de 1990, o maníaco, que vivia como andarilho, estuprou e matou com requintes de crueldade, inúmeras crianças no interior de São Paulo e é suspeito de vários assassinatos em outros Estados.

Escrito de maneira ágil e cortante, com uma narrativa tão afiada quanto uma navalha, o livro é denso e aterrador em quase todos os capítulos, narrados com precisão cirúrgica pelo autor.

Carlota considera esse livro sua obra máxima, por ser a reportagem mais completa, violenta e macabra que já fez em toda sua carreira.

O livro é resultado de uma obsessão, que o repórter policial alimentou desde que era criança.

Em 1984, quando ainda tinha dez anos, Carlota ficou chocado com os estupros e assassinatos horrendos de duas meninas de 9 e 10 anos, ocorridos em Itu. Os crimes nunca foram solucionados pela polícia local e tiveram profundo impacto na mente do jovem, que acabou desenvolvendo um profundo interesse por assassinatos em série. Não por acaso tornou-se um repórter especializado em crimes.

Já adulto, o jornalista investigou por conta própria as mortes das duas meninas e descobriu que ambos os crimes eram idênticos em todos os detalhes a outros assassinatos de crianças, que ocorreram em várias cidades do interior paulista.

“Eu sempre soube que o matador das meninas de Itu era um serial killer, já tinha um retrato falado dele, havia traçado até o seu perfil psicológico, baseado em seu modus operandi, mas ainda não sabia sua verdadeira identidade”, revela o autor.

Em janeiro de 2000, quando Orpinelli foi finalmente preso em Rio Claro, Carlota, então com 26 anos, viu o rosto do homem que procurava há anos.

A partir daí, o jornalista começou a montar um extenso dossiê sobre o psicopata, reunindo informações e fotos sobre todos os outros crimes que ele havia praticado e dos assassinatos e desaparecimentos, dos quais ele era apenas suspeito. Mas o autor não parou por aí, tentando entender cada vez mais a psicose assassina do maníaco, ele começou a perambular por diversas cidades por onde o assassino havia feito vítimas e ia pessoalmente nos locais desses crimes. Ao saber que o andarilho assassino dormia em albergues das cidades por quais passava, entre um crime e outro, Carlota, usando nome falso, começou a pernoitar nos mesmos albergues dos municípios, onde Orpinelli havia dormido. Nesses locais, o repórter, se passando por um viajante qualquer, procurava pessoas que haviam conversado com o assassino, e aprendia mais sobre o criminoso. Carlota também perambulou pelos mesmos bares que o andarilho bebia, enquanto planeja seus assassinatos e chegou a viajar por várias cidades do interior paulista, pegando carona nas mesmas rodovias que o maníaco pegava, após praticar seus crimes. “Eu queria entrar na cabeça dele para ver o mundo através de sua lógica perversa e doentia e com isso entender seus crimes. Eu dormia relendo meus arquivos sobre ele e vendo as fotos das crianças que ele matou. Minha obsessão por esse caso foi tão grande, que, em dado momento, parecia que eu havia me tornado o próprio assassino, isso em um sentido figurado é claro. Sabia exatamente como ele pensava e agia e com isso, identifiquei uma série de outros crimes que ele cometeu”, conta Carlota.

Lançado em 2010, “O Matador de Crianças” já vendeu milhares de exemplares e agora está disponível gratuitamente no blog www.omatadordecriancas.blogspot.com.

A obra é totalmente desaconselhável para pessoas sensíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário